A Conmebol divulgou nesta quinta-feira (3) um relatório com dados sobre a Covid-19 em suas principais competições. Ao todo, 15.255 testes RT-PCR foram realizados em jogadores, comissões técnicas e árbitros que participam da Copa Libertadores e Sul-Americana desde o retorno das competições.
Nas equipes que disputam a Libertadores, foram 10.604 testes nas quatro rodadas da fase de grupos realizadas após a paralisação do torneio, totalizando 64 partidas. Dessas, 46 pessoas (0,43%), mesmo recebendo diagnóstico positivo, puderam participar dos jogos após apresentarem uma documentação necessária para provar que não havia mais risco de contaminação.
Já na Sul-Americana, os testes realizados chegaram a 4.651 e foram feitos nos jogos de ida e volta da segunda fase. Oitos pessoas (0,17%) que testaram positivo, tiveram liberação da entidade sul-americana nas partidas.
A Conmebol aproveitou também para anunciar que criou a Comissão Covid-19, composta por seis médicos especialistas, que ficaram responsáveis por analisar as amostrar e monitorar a situação da doença em cada país.
“Seguindo a linha do presidente Domínguez, na CONMEBOL a bola voltou a rolar da maneira mais segura. Temos trabalhado em coordenação com as Associações Associadas e as autoridades de cada país e graças a isso temos mantido o formato de nossos torneios, sempre priorizando a saúde de todos ”, ressaltou Pangrazio, presidente da Comissão Médica e Unidade Antidopagem da Conmebol.
Crédito imagem: Divulgação/Conmebol
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!