Os clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro aprovaram nesta terça-feira (5) o aumento do limite de estrangeiros em jogos do nacional. O teto subiu de 7 para 9 jogadores. Além disso, os dirigentes aprovaram que seja permitido um treino na véspera do jogo nos estádios com gramado sintético – Athletico, Botafogo e Palmeiras. De acordo com o ‘UOL Esporte’, o conselho técnico da Série A aconteceu de maneira virtual.
O aumento no limite de estrangeiros foi aprovado por unanimidade. Os clubes podem contratar mais do que nove jogadores estrangeiros, mas o limite diz respeito à quantidade de relacionados por partida.
A Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) era contra o aumento, por entender que isso restringe espaço de jogadores brasileiros e de atletas da base. Contudo, os 20 clubes aprovaram a proposta.
Em relação ao gramado sintético, teve quem defendesse a proibição da grama artificial. No entanto, a votação ficou apenas para que os visitantes possam treinar no campo na véspera da partida, caso queiram.
A CBF já tinha incluído no regulamento da Série A 2024 que estava permitido o uso de grama sintética. O documento foi publicado na semana passada, antes da reunião com os clubes, mas poderia ser alterado.
Crédito imagem: Divulgação/CBF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!