A Federação Internacional de Natação (World Aquatics) anunciou nesta quarta-feira (16) que a ‘categoria aberta’, destinada para atletas transgêneros, terá sua estreia na Copa do Mundo de Berlim, entre 6 e 8 de outubro.
“Quando a World Aquatics instituiu sua política de elegibilidade para as categorias de competição masculina e feminina, nos comprometemos a explorar a criação de uma categoria aberta. Fiel à nossa palavra, uma equipe de especialistas trabalhou diligentemente para tornar isso uma realidade”, declarou presidente da World Aquatics, Husain Al-Musallam.
A natação foi um dos esportes que baniram competidores transgênero de eventos relevantes, como campeonatos mundiais.
O tema voltou à pauta em março do ano passado, após Lia Thomas vencer os 500m livre no feminino, pelo campeonato da NCAA, em Atlanta, tornando-se a primeira mulher trans a conquistar um título nacional da modalidade.
A norte-americana poderá participar da Copa do Mundo de Berlim na nova categoria aberta, que vai ter provas de 50m e 100m em todos os estilos da natação.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!