Search
Close this search box.

Copa do Mundo Feminina 2023 começa com promessa de visibilidade histórica

A Copa do Mundo Feminina 2023, sediada por Austrália e Nova Zelândia, começou nesta quinta-feira (20) com a promessa de ser a maior da história. Além do aumento do número de seleções participantes, que saltou de 24 para 32 nações, a nona edição do Mundial feminino promete ser histórica também em termos de visibilidade.

Amir Somoggi, especialista em marketing e gestão esportiva pela Sports Value, afirma que o digital terá papel importante para elevar o número de espectadores na edição deste ano do Mundial.

“A Copa do Mundo de 2019, na França, foi um marco em termos de audiência, conseguindo atingir cerca de 1 bilhão de espectadores. Certamente a edição deste ano vai superar esse número, principalmente por conta do digital, que já era forte, mas não tanto como é hoje”, afirma.

Somoggi destaca que o Brasil, além de ser importante como seleção, também tem um papel fundamental para a FIFA para a geração dessa visibilidade mundial.

“Não tem país no mundo que dá mais audiência que o Brasil. A grande questão é que mercados mais estruturados (Estados Unidos, França, Alemanha, Suécia, Canadá e tantos outros) acabam sendo qualitativamente muito mais importantes no desenvolvimento da indústria. Nós temos a seleção, mas não temos competições nacionais e continentais em um nível parecido como nesses países”, acrescenta.

O advogado Maurício Corrêa da Veiga, especialista em direito desportiva, afirma que a edição deste ano será um marco no futebol feminino mundial.

“A Copa do Mundo 2023 já é um sucesso e será um marco no futebol feminino mundial. O jogo de abertura teve público presente de mais de 75 mil pessoas e uma audiência recorde, o que demonstra que o desenvolvimento do futebol feminino é constante e promissor”, avalia.

O público de pouco mais de 43 mil pessoas que assistiram à cerimônia de abertura e a vitória da Nova Zelândia por 1 a 0 sobre a Noruega, a primeira da seleção em Mundiais, bateu o recorde de presentes em uma partida de futebol na história do país. O recorde significou um número três vezes maior do que o último público mais alto registrado em uma partida de futebol no país.

A Austrália também teve estabeleceu uma nova marca. Foram mais de 75 mil torcedores no Stadium Australia, em Sydney, para assistir a vitória das anfitriãs por 1 a 0 sobre a Irlanda. Na semana passada, em um amistoso contra a França, o recorde anterior havia sido estabelecido, com 50.629 pessoas nas arquibancadas.

FIFA prevê recorde de espectadores e público nos estádios

Em entrevista coletiva na quarta-feira, um dia antes da bola rolar oficialmente, dirigentes da FIFA fizeram uma previsão que a Copa do Mundo Feminina 2023 quebrará recordes de espectadores e de público nos estádios, em um claro sinal de crescimento da modalidade.

“Os olhos do mundo estarão aqui. Esperamos atingir um quarto da população mundial, 2 bilhões de pessoas, que assistirão a pelo menos uma partida”, disse a secretária-geral da entidade, Fatma Samoura.

A dirigente contou que os ingressos vendidos para o Mundial deste ano já superam os da edição anterior, na França, com 1,3 milhão de bilhetes já vendidos.

“Vai ser o Mundial Feminino com maior público”, acrescentou Samoura.

150% mais patrocinadores que Copa de 2019

Os números históricos não param apenas no público dos estádios e espectadores ao redor do mundo. Na área comercial, a Copa do Mundo Feminina 2023 também já fez história. De acordo com a FIFA, o Mundial deste ano possui trinta marcas, contra doze que estiveram em 2019, na França. Essa diferença representa um aumento de 150%.

A entidade máxima do futebol detalhou que o quadro de parcerias do Mundial ficou distribuído da seguinte forma: 5 parceiros globais da FIFA 2 parceiros globais do futebol feminino, 9 patrocinadores globais da Copa do Mundo Feminina e 14 apoiadores da Copa do Mundo Feminina.

Crédito imagem: FIFA/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br.

Rei do Pitaco

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.