Por conta da pandemia de Covid-19, a Coreia do Norte não participará dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em julho deste ano. A informação foi anunciada na noite desta segunda-feira (5) pelo Ministério do Esporte do país.
Em comunicado, o órgão afirmou que o Comitê Olímpico Norte-Coreano decidiu em reunião “não participar da 32ª edição dos Jogos, para proteger os atletas da crise de saúde mundial gerada pela Covid-19”.
Adiados em um ano por conta da pandemia, os Jogos Olímpicos de Tóquio não contarão com a presença de torcedores e voluntários estrangeiros durante o megaevento. Estima-se que cerca de 11 mil atletas disputarão as mais diferentes modalidades.
A Coreia do Sul, vizinha da Coreia do Norte, esperava usar a Olimpíada como uma oportunidade de fortalecer as relações diplomáticas entre os dois países, como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang de 2018.
Os norte-coreanos afirmam estarem livres da Covid-19, mas, desde o final do ano passado, implementou rígidos protocolos sanitários nas fronteiras e outras medidas restritivas para evitar um surto da doença no país.
Em toda história dos Jogos Olímpicos, a Coreia do Norte participou de dez edições do megaevento, conquistando um total de 54 medalhas, sendo 16 de ouro, 16 de prata e 22 de bronze.
A cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio está prevista para ser realizada em 23 de julho.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!