O Corinthians anunciou nesta terça-feira (9) que pediu à Fifa uma indenização ao Shangai Greenland, da China, por conta de uma dívida do clube asiático pela transferência do atacante André Luis. Devido ao calote, o jogador será reintegrado ao elenco do clube paulista já na próxima semana depois que fizer exames e avaliações de início de temporada.
Em janeiro de 2020, André Luis teve um bom início na Coreia e, seis meses depois, o Daejeon Hana Citizen manifestou que exerceria a preferência que tinha para exercer a compra do jogador.
O acordo foi fechado, mas até o momento o Corinthians alega que os valores não foram quitados. O clube chinês resolveu assumir a dívida, manteve o jogador emprestado na Coreia até o final de 2020, mas também não pagou nenhum centavo do valor prometido.
O Corinthians afirmou que, além do valor recebido pela venda dos 50% dos direitos econômicos ao Daejeon Hana Citizen, ainda teria direito a 10% em uma venda futura. A outra metade pertence ao Cianorte, do Paraná.
Em nota, o Corinthians diz que “o clube ressalta que buscará ser ressarcido até as últimas instâncias na entidade máxima de futebol, pois entende que seus direitos foram violados”.
Confira a nota divulgada pelo Corinthians
O Sport Club Corinthians Paulista cobra na Fifa uma ação indenizatória do Shanghai Greenland, da China, referente ao não pagamento pela transação do atleta André Luis, que defendeu as cores do Clube em 2019.
Em 2020, o atacante havia sido transferido para o Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, que não cumpriu os pagamentos da transferência, alegando perdas da pandemia. Em seguida, o clube chinês se apresentou como interessado na aquisição do jogador. Foi assinado um novo contrato, que incluía a cessão de André Luis ao Daejeon, por parte do Shanghai.
Como esse compromisso tampouco foi honrado, André Luis será reintegrado ao Corinthians a partir da próxima semana. Ele fará exame e avaliações de início de temporada.
O Clube ressalta que buscará ser ressarcido até as últimas instâncias na entidade máxima de futebol, pois entende que seus direitos foram violados.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!