A Liga Espanhola de Futebol (La Liga) fez um acordo bilionário com a empresa de patrimônio privado CVC Capital Partners para injetar 2,7 bilhões de euros no futebol espanhol. O principal objetivo é ajudar os clubes e jogadores na crise pós-pandemia com uma grande injeção financeira, além de tentar fazer com que a La Liga cresça e atinja o nível da Premier League em até quatro anos. A informação foi revelada pelo site ‘Mkt Esportivo’.
Em nota oficial, a La Liga destacou que colocaria todos os seus negócios em uma nova empresa na qual a CVC teria uma participação minoritária de 10% do capital. Entretanto, a liga manteria os direitos de governar e organizar suas competições, bem como negociar seus direitos televisivos.
“Um acordo estratégico inclusivo, equitativo e democrático, que não só protege a viabilidade econômica de todos os clubes espanhóis de futebol, mas também abre um novo presente e futuro para eles, permitindo-lhes avançar em seu desenvolvimento e transformação por uma década”, escreveu a liga.
Segundo o acordo, que ainda necessita de aprovação dos clubes e do próprio comitê de investimento da empresa, todos os clubes envolvidos nas duas principais divisões do futebol espanhol se comprometerão a gastar 90% dos 2,7 bilhões de euros em projetos de infraestrutura, marketing e construção de marca.
“A La Liga já está a caminho de se transformar em uma empresa global, com o melhor conteúdo de entretenimento, forte presença digital e capacidades de captura e análise de dados que permitem uma interação direta com todos os torcedores e com um claro enfoque na otimização da experiência dos fãs”, destacou a liga.
“O objetivo deste acordo é liderar a transformação que o mundo do entretenimento está passando e maximizar todas as oportunidades de crescimento que os clubes têm para desenvolver um novo modelo de negócios que lhes permita diversificar e intensificar os modelos de geração de renda e marketing”, completou.
A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeras consequências prejudiciais para o futebol. Em julho, a La Liga revelou uma queda de 65% nos lucros dos clubes espanhóis das duas principais divisões na temporada 2020/2021.
A CVC é um fundo de investimento interessado em esportes profissionais, e já realizou acordos com a Fórmula 1 e a Dorna, empresa detentora dos direitos comerciais da MotoGP.
Crédito imagem: Reprodução
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