Search
Close this search box.

Data Fifa: clubes precisam se unir

Com o objetivo de não prejudicar os clubes, que são quem investe na formação dos atletas e paga seus salários, a Fifa estabeleceu um calendário internacional e criou as “datas Fifa”.

As “datas Fifa” correspondem ao período em que os clubes são obrigados a liberar seus atletas para a Seleção, e, portanto, as federações devem organizar seus calendários de modo a não prejudicar seus filiados.

A regulamentação da “data Fifa” não aponta expressamente a proibição de partidas de clubes e muito menos punição às federações.

No entanto, a normativa esportiva (Lex Sportiva) deve ser interpretada de forma sistêmica. Ora, a Fifa, entidade maxima do furebol, criou um calendário para não prejudicar os clubes, e as federações têm o dever de se adaptar.

O estatuto da CBF, em um dos incisos do art. 12, estabelece como dever da entidade respeitar e fazer respeitar o calendário internacional elaborado pela Fifa e cumprir as disposições para que a organização de partidas e competições internacionais entre seleções nacionais e entre ligas ou clubes estejam condicionadas a prévia autorização da Fifa.

Em um futebol cada vez mais competitivo e profissional, não há como exigir dos clubes fair play financeiro, pagamento em dia, gestão profissional, se a própria entidade de administração não se planeja e não se organiza e acaba por prejudicar seus filiados em partidas importantes, como no caso do Flamengo.

No momento em que o Flamengo disputa ponto a ponto, rodada a rodada, a liderança do Brasileirão, o clube, que se organizou, é punido por ser profissional e perde um quarto do time para a Seleção disputar amistosos irrelevantes com equipes sem representatividade.

Dessa forma, ou as federações suspendem suas competições nas “datas Fifa” ou adiam as partidas dos clubes que cederem jogadores.

Caso contrário, os prejudicados devem buscar, nos Tribunais Desportivos, o direito de não disputar partidas oficiais nas “datas Fifa”. Só assim a organização e profissionalização tão exigidas dos clubes serão, também, realidade nos calendários nacionais.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.