O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 22 de maio uma nova sessão para analisar a decisão liminar do ministro Gilmar Mendes que, em janeiro, reconduziu Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A informação foi divulgada pelo ‘Metrópoles’.
Inicialmente, o julgamento do caso estava previsto para acontecer no dia 24 de abril, mas acabou sendo adiado em razão da análise de outros processos pelo Plenário do STF e a ausência do relator, o ministro Gilmar Mendes.
Os ministros vão decidir se referendam ou não a decisão de Gilmar Mendes que recolocou Ednaldo Rodrigues no comando da CBF, depois de ter sido afastado por ordem do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O despacho foi assinado em 4 de janeiro.
Em dezembro de 2023, o TJ-RJ havia anulado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2022 entre Ministério Público e a CBF, que estabeleceu regras eleitorais por meio das quais o cartola foi eleito comando da entidade. Assim, Ednaldo Rodrigues foi destituído do cargo.
A decisão de Gilmar Mendes foi tomada no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada no STF pelo partido PCdoB contra a decisão do TJ-RJ.
Crédito imagem: CBF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo