A Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes tiveram uma “reunião emergencial” na manhã desta quinta-feira (18) e decidiram que o Campeonato Paulista não terá rodada neste final de semana. As oito partidas que estavam programas serão suspensas, uma vez que a entidade não quis transferi-las para outros Estados e com a proibição de eventos esportivos em São Paulo.
“Após diversas tratativas com governos estaduais, municipais, CBF e federações, a rodada 5 do Paulistão Sicredi está suspensa e não acontecerá neste final de semana”, disse a FPF em nota oficial.
No encontro, a ideia de acionar a Justiça para manter manutenção da competição não teve sustentação da maioria dos clubes. Apesar de ser uma das vontades da FPF, as equipes a princípio não querem judicializar o caso.
O Lei em Campo já mostrou que se a discussão for para na Justiça, as chances da FPF obter êxito são remotas.
No comunicado divulgado, a entidade reforça que apesar da suspensão desta rodada, não significa que os demais jogos previstos também serão desmarcados.
O Campeonato Paulista teve suas últimas partidas no final de semana passado. Desde então, está vigorando a ‘fase emergencial’ em todo o Estado de São Paulo, medida restritiva de combate à Covid-19 que impede a realização de eventos esportivos coletivos. A medida está prevista para ser encerrada em 30 de março, mas poderá ser prorrogada pelo governo paulista.
Uma nova reunião entre clubes e FPF acontecerá na próxima segunda-feira (22) para definir os próximos passos.
Confira a nota completa da FPF
A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF, os clubes e os Sindicatos decidiram que:
– Após diversas tratativas com governos estaduais, municipais, CBF e federações, a rodada 5 do Paulistão Sicredi está suspensa e não acontecerá neste final de semana. As novas datas serão divulgadas oportunamente;
– O Dr. Rui Fragoso, do escritório Fragoso Advocacia, apresentou para avaliação de todos os clubes o conceito de judicialização do caso. Embora tenham argumentos jurídicos e científicos que sustentem a segurança do Protocolo de Saúde do futebol, FPF e clubes decidiram por não ingressar neste momento com Mandado de Segurança;
– Para as demais rodadas deste período da Fase Emergencial, a FPF permanece em contato com autoridades estaduais, municipais, federações e CBF para tentar viabilizar a realização dos jogos da próxima semana;
– Uma nova reunião entre os clubes e a FPF ficou agendada para a próxima segunda-feira (22), às 10h.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!