A Hummel, patrocinadora de material esportivo da seleção dinamarquesa, revelou que a camisa monocromática que o país usará para disputar a Copa do Mundo neste ano faz parte de um protesto pela escolha do Catar como sede da competição por conta das violações dos direitos humanos. Segundo a empresa, o objetivo da campanha é passar despercebido “durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas”.
De acordo com a patrocinadora, as camisas homenageiam o título da Dinamarca na Eurocopa de 1992 e fazem “um protesto contra o Catar e o seu histórico de direitos humanos”.
O uniforme em questão é todo vermelho, com o segundo sendo todo branco e o terceiro todo preto. Tanto o brasão da Federação Dinamarquesa de Futebol (DBU) quanto a marca da patrocinadora seguem as mesmas cores, sem contrastes na numeração.
“Esta camisa carrega uma mensagem. Não queremos estar visíveis durante um torneio que custou a vida de milhares de pessoas. Nós apoiamos a seleção dinamarquesa em tudo, mas isso não é o mesmo que apoiar o Catar como um país-sede”, escreveu a patrocinadora em um comunicado.
Também em comunicado, o Supremo Comitê para Entrega e Legado, responsável pela organização da Copa do Mundo no Catar, contestou o posicionamento da marca e reforçou o “compromisso genuíno de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores”.
“(…) contestamos a afirmação da Hummel de que este torneio custou a vida de milhares de pessoas. Além disso, rejeitamos de todo o coração a banalização de nosso compromisso genuíno de proteger a saúde e a segurança dos 30 mil trabalhadores que construíram estádios da Copa do Mundo da FIFA™️ e outros projetos de torneios. Esse mesmo compromisso agora se estende a 150 mil trabalhadores em vários serviços de torneios e 40 mil trabalhadores no setor de hospitalidade””, diz o Comitê.
No ano passado, a DBU anunciou que disputaria a Copa do Mundo no Catar apenas com foco esportivo, e não também comercial. Já estava prevista a mudança na estampa de patrocinadores nas camisas de jogo por mensagens humanitárias.
A Dinamarca está no grupo D da Copa do Mundo, junto com Austrália, França e Tunísia. A estreia será no dia 22 de novembro, contra os tunisianos.
Crédito imagem: DBU
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo