A Diretoria Administrativa do Vasco formalizou nesta segunda-feira (29) um pedido aos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos para transformar o futebol do clube em empresa, por meio da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O documento foi assinado pelo presidente do Cruz-Maltino, Jorge Salgado, e entregue aos presidentes dos respectivos órgãos, Carlos Fonseca e Antônio Peralta.
“Hoje é um dia histórico para o nosso Clube. Acabei de assinar o encaminhamento para o Conselho Deliberativo e o Conselho de Beneméritos, para que a gente consiga aprovar a criação da Sociedade Anônima do Futebol. É mais um passo no sentido da modernização do Club de Regatas Vasco da Gama. Isso vai nos propiciar algumas possibilidades interessantes no futuro”, declarou Salgado, em comunicado oficial do Vasco.
O Vasco se baseia na Lei nº 14.193, criada em 6 de agosto de 2021, que autoriza constituir empresa para operar o futebol com regime tributário simplificado e normas de governança que asseguram a gestão profissional e transparente.
O presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, também comentou a proposta de constituição da SAF.
“Recebi hoje do presidente Jorge Salgado a demanda para que a gente comece a analisar os trâmites para a abertura de uma SAF. É um novo período para o clube, temos que encarar como uma vanguarda. O Vasco vai buscar pautar esse processo de clube-empresa no país. É um primeiro passo importante. A gente já tem uma medida dentro do Conselho Deliberativo que trabalhou a ideia da SAF, e a gente aqui vai poder utilizar o que está sendo conversado em relação ao estatuto dentro dessa aceleração proposta. O objetivo é que o Vasco possa estar bem posicionado para o futuro que virá para o futebol brasileiro”, afirmou.
Não há prazo para o Conselho votar o pedido feito pela diretoria.
Crédito imagem: Vasco/Pinterest
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!