“Uma vida não examinada não merece ser vivida.”¹
O tio Sam ameaçou retirar o apoio financeiro à Agência Mundial Antidopagem (WADA). Após produzir um relatório sobre dopagem, os EUA pressionaram a WADA para que sejam adotadas imediatamente reformas profundas no sistema e trabalho da entidade
São diversas as recomendações do Gabinete de Política Nacional de Controle de Drogas (ONDCP) ao Congresso dos EUA. As críticas à WADA têm direcionamento, em especial, ao caso da Rússia. A postura da Agência em relação às diretrizes do Código Antidopagem para responsabilizar o eterno rival político incomodou os americanos, mesmo tendo havido punição.
O relatório cita que “os atletas nos Estados Unidos, assim como todos os atletas limpos do mundo, precisam e merecem nossa intervenção urgente para tornar a WADA independente de conflitos de interesses, mais eficaz na proteção de atletas limpos e mais capaz de lidar com a situação ao doping institucionalizado” ² (tradução livre).
A crítica fica ainda mais dura na questão financeira, vez que os americanos foram um dos que mais contribuíram para o financiamento das atividades da agência, com mais de US$ 2,7 milhões alocados no orçamento deste ano.
Em conclusão, os americanos apontam a necessidade de reforma na governança da agência mundial, incluindo representantes de atletas em seus comitês deve e órgãos de decisão.
O fato que mais nos chama a atenção é a postura dos americanos neste relatório não ser absolutamente coerente com postura da USADA, a agência americana antidopagem, em alguns temas ou casos específicos. Por vezes, o discurso adotado não é colocado em prática nos casos americanos. Pode isso, Platão?
Como ensinam as lições de Platão, acreditamos ser importante que os americanos possam fazer o reexame crítico das políticas internas da luta contra a dopagem, como feito nas políticas externas, buscando a moral na contraprova, já que para muitos há um resultado analítico adverso.
“Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo.”³
……….
1 e 3 – Platão
2 – https://www.whitehouse.gov/ondcp/