Draft e o seu importante papel para o sucesso da NFL

Administrar competições esportivas não é apenas organizar campeonatos que sejam rentáveis e com bons jogos, estimular que as equipes sejam cada vez mais fortes e competitivas também é papel da organização. Parte do sucesso de uma organização está em tornar a modalidade cada vez mais atrativa e competitiva.

O futebol americano nos Estados Unidos é organizado pela NFL, liga nacional de futebol americano, e, com o objetivo de tornar o esporte e a própria liga cada vez mais fortes e atrativa, em 1936, decidiu criar o Draft.

Draft, em português Reforço, é uma modalidade, antes da pré temporada da competição, que permite as franquias da liga escolherem os melhores jogadores da liga universitária de futebol americano.

Para que esses destaques da liga universitária possam chamar ainda mais a atenção, a NFL criou Combine, um laboratório para colher dados dos atletas convidados que, possivelmente, serão escolhidos pelas franquias e entrarão para o seleto grupo de atletas da maior organização de futebol americano do mundo.

Como o Draft foi criado para estimular a competitividade, equilibrar as equipes, fortalecer o futebol (americano) e, por consequência, a liga. A ordem de preferência das escolhas dos atletas é inversamente proporcional à classificação das equipes na última temporada, logo, o pior colocado na temporada 19/20 ( Cincinnati Bengals) será o primeiro e o atual campeão (Kansas City Chiefs) será o último em todas as este rodadas de escolha.

O sistema, bem desenhado pela NFL, segue a lógica de que a pior equipe da temporada anterior tenha a chance de optarpossa melhorar sua equipe escolhendo as peça certa para fortalecer o seu time. Quem precisa mais escolhe primeiro.

Sao 224 escolhas, 7 rodadas para as 32 equipes. Como cada equipe tem a sua deficiência técnica e tática dentro de campo, as escolhas são ficadas não em buscar a estrela da liga universitária, mas a estrela na posição que o time precisa melhorar.

Como existe uma ordem a ser respeitada, as equipes terão que refazer escolhas, caso suas alternativas já tenham sido escolhidas ou negocias com as outras equipes atletas que já tenha sido desfralda por eles. Trata-se de uma força tarefa de gestão, negociação, análise de dados e estratégia, pois a sua escolha pode ser a escolha da equipe que vem antes na ordem de preferência.

Para deixar ainda mais interessante esse evento de escolhas, cada time precisa respeitar um tempo limite, começando com 10 minutos na primeira rodada, passa para apenas 7 minutos na segunda e, a partir da terceira, apenas 5 minutos. Por isso, o evento acontece em 3 dias.

O esse evento onde quem entra em cena são os gestores das equipes é tão importante que é televisionado ao vivo e assistido por muita gente, não só nos EUA (Com transmissões pela Fox, ABC, NFL Network, ESPN, ESPN 2 e ESPN Deportes) mas em muitos outras países, no Brasil, inclusive. É considerado por muito especialista em futebol americano como o Super Bowl da off season, ou seja, nada, no mundo da bola oval, é mais importante do que o Draft fora da temporada.

A NFL já nos mostrou que não necessariamente as primeiras escolhas serão astros do futebol americano, mas muito provavelmente serão destaques nas próximas temporadas da competição. Exemplo disso é Tom Brady, um dos atletas mais vitoriosos desse esporte foi a escolha 199, na penúltima rodada do draft do ano 2000, pelo New England Patriots. Brady é seis vezes campeão do SuperBowl, 3 vezes eleito o jogador mais valioso da temporada e 4 vezes eleito o jogador mais valioso da grande final o SuperBowl.

Já é sabido que a NFL se tornou exemplo em tornar um esporte nacional em um dos mais importantes eventos esportivos do mundo e um dos mais lucrativos negócios esportivos do mundo, mas com o Draft ela conseguiu, mais uma vez, mostrar que estimular a competitividade e o equilíbrio entre as equipes acaba fortalecendo ainda mais as suas franquias e a liga.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.