Pesquisar
Close this search box.

E aconteceu de novo…

Quem dera fosse a última vez que falamos sobre esse assunto: um treinador da base condenado por abuso sexual de menores enquanto utilizando da posição de poder que tinha no clube. Sabemos que infelizmente não será a última vez.

Então vamos lá. Quem é a bola da vez? Bob Higgins, ex-treinador da base do Southampton FC e Peterborough United. Condenado a 24 anos e 3 meses de prisão por abusar sexualmente de menores das categorias de base desses clubes. Foram 45 alegações de abusos ocorridos entre 1971 e 1996.

Segundo a BBC, o juiz da causa utilizou termos como “predador sexual” em série que “metodicamente aliciou” adolescentes para descrever Higgins. Algumas de suas vítimas testemunharam para a Winchester Crown Court como tiveram, ao longo dos anos, pensamentos suicidas e muitos problemas de relacionamentos desde que esse predador entrou em suas vidas. Outros explicaram como o idolatravam como um mentor (ou até mesmo como um pai) devido à sua fama de “descobridor de talentos”, apenas para terem sua inocência tirada deles de forma tão cruel.

Acreditamos que seja dever de todos, inclusive dos operadores do direito, a preservação e proteção dos direitos de menores, mesmo que informalmente. Quanto mais os clubes. Esses têm o dever direto e incondicional de se certificar que a integridade física e psicológica de seus atletas (sobretudo menores) seja preservada a todo tempo.

Há alguns meses, Barry Bennell, treinador das categorias de base do Manchester City, também foi condenado a 31 anos de prisão por abuso de (no mínimo) 12 menores. Bennell foi treinador do City entre 1979 e 1990.

A BBC lançou um documentário sobre Higgins intitulado “A Saint and a Sinner”. O Southampton ofereceu desculpas às vítimas publicamente na semana passada.

Nesse ritmo, será questão de semanas até termos a próxima notícia sobre esse assunto.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.