E aconteceu de novo…

Quem dera fosse a última vez que falamos sobre esse assunto: um treinador da base condenado por abuso sexual de menores enquanto utilizando da posição de poder que tinha no clube. Sabemos que infelizmente não será a última vez.

Então vamos lá. Quem é a bola da vez? Bob Higgins, ex-treinador da base do Southampton FC e Peterborough United. Condenado a 24 anos e 3 meses de prisão por abusar sexualmente de menores das categorias de base desses clubes. Foram 45 alegações de abusos ocorridos entre 1971 e 1996.

Segundo a BBC, o juiz da causa utilizou termos como “predador sexual” em série que “metodicamente aliciou” adolescentes para descrever Higgins. Algumas de suas vítimas testemunharam para a Winchester Crown Court como tiveram, ao longo dos anos, pensamentos suicidas e muitos problemas de relacionamentos desde que esse predador entrou em suas vidas. Outros explicaram como o idolatravam como um mentor (ou até mesmo como um pai) devido à sua fama de “descobridor de talentos”, apenas para terem sua inocência tirada deles de forma tão cruel.

Acreditamos que seja dever de todos, inclusive dos operadores do direito, a preservação e proteção dos direitos de menores, mesmo que informalmente. Quanto mais os clubes. Esses têm o dever direto e incondicional de se certificar que a integridade física e psicológica de seus atletas (sobretudo menores) seja preservada a todo tempo.

Há alguns meses, Barry Bennell, treinador das categorias de base do Manchester City, também foi condenado a 31 anos de prisão por abuso de (no mínimo) 12 menores. Bennell foi treinador do City entre 1979 e 1990.

A BBC lançou um documentário sobre Higgins intitulado “A Saint and a Sinner”. O Southampton ofereceu desculpas às vítimas publicamente na semana passada.

Nesse ritmo, será questão de semanas até termos a próxima notícia sobre esse assunto.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.