E lá vem ele!

Finalmente é a vez da Premier League! Lá vem ele! O VAR está chegando! Ele será, enfim, utilizado na liga mais cara do mundo. Quando a bola rolar amanhã, marcando o começo da temporada na Inglaterra (com o jogo Liverpool x Norwich), a liga inglesa será uma das últimas ligas da elite do futebol mundial a aderir ao “novo” recurso.

O VAR já vem sendo utilizado na Inglaterra pelos jogos da FA Cup (a Copa da Inglaterra): segundo dados da BBC, na temporada passada, a primeira na qual o VAR foi utilizado, em 69 jogos da FA Cup, foram revisados 6 gols (com média de 83 segundos para revisão/consulta), 6 pênaltis (com média de 85 segundos) e 2 cartões vermelhos (com média de 82 segundos). Um total de 14 incidentes com média de 84 segundos para revisão/consulta.

Com a finalidade de manter a velocidade típica dos jogos da Premier League, a liga promete uma “nuance interpretativa” ao aderir ao protocolo do VAR. Tudo para preservar a autoridade dos árbitros de campo. O VAR será utilizado somente em situações de erros óbvios e/ou omissões sérias em quatro hipóteses: gols, pênaltis, cartões vermelhos diretos e confusão de identidade entre jogadores que receberam (ou melhor, deixaram de receber) cartões.

Ademais, a Premier League será a primeira liga do mundo a transmitir o replay dos lances nos telões dos estádios uma vez que o procedimento de revisão/consulta do VAR estiver concluído. Assim, torcedores nos estádios terão acesso à mesma informação daqueles que assistem em casa. Porém, o replay somente será mostrado caso a decisão original for alterada.

Segundo a BBC, a liga tem aconselhado os árbitros de linha a não levantarem a bandeirinha quando o impedimento não for claro. Isso porque, se houver erro, os árbitros de vídeo poderão verificar e sugerir a revisão.

Porém, aos jogadores fica um alerta: simulação de pênalti, toque de mão intencional, falta grave, pedir que o VAR seja utilizado (com o aquele gesto de “quadrado no ar”) ou impedir/dificultar o procedimento de revisão podem gerar punição.

Será que a liga vai conseguir implementar o VAR sem maiores transtornos? Quem sabe ser a última a aderir ao VAR seja bom, já que os exemplos das demais ligas podem servir para a melhoria da nova experiência. De qualquer forma, a expectativa da nova temporada é grande. Vai começar o espetáculo!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Últimas Notícias

Colunas

Seções

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.