Search
Close this search box.

E-mails revelam que Flamengo sabia dos problemas elétricos no Ninho do Urubu antes de tragédia

Em e-mails divulgados pelo site UOL nesta quarta-feira (9), revelam que o Flamengo foi alertado para a situação de ‘grande risco’ e ‘não conformidade’ das instalações das categorias de base do CT Ninho do Urubu, local da tragédia que vitimou 10 jovens em 2019.

A conversa por e-mails aconteceu nove meses antes da tragédia e foi feita entre Luiz Humberto Costa Tavares (gerente de administração do clube na época) e Marcelo Helman (direito executivo de administração na época).

Em um desses e-mails, no dia 11 de maio de 2018, os responsáveis pela administração do CT receberam um relatório feito por um técnico contratado pelo Flamengo que apontou diferentes problemas no sistema elétrico, e dizia que seria necessário um “atendimento emergencial”.

“Conforme informado, ontem dia 10/05/18, quinta-feira foi realizado a inspeção para atendimento a NR10 e ao relatório do dia 03/05/18 de algumas instalações elétricas do CT – Vargem Grande. A avaliação foi realizada na presença do Sr. Adilson da empresa CBI, este indicado pelo Sr. Luiz Humberto, sendo comprovado as não conformidades e suas gravidades.

Conforme a avaliação do Sr. Adilson, e relatório anterior a situação é de alta relevância e de grande risco, ficando este de apresentar uma proposta ao Sr. Luiz Humberto para atendimento emergências de alguns pontos, quadro de elétrico (poste ao lado do refeitório), Disjuntores e fiação no jardim, quadro elétrico atrás do alojamento da base”, diz o relatório feito pela empresa contratada.

O relatório também anexou 10 imagens da precariedade das instalações elétricas.

Nas mensagens trocadas, o Flamengo não iria tratar os problemas citados na inspeção feita pela empresa porque “o local será demolido e substituído por novas instalações até o final de 2018”.

“As irregularidades abaixo não serão tratadas no momento, pois, conforme informação, o local será demolido e substituído por novas instalações até o final do ano de 2018, deixando claro que caso haja fiscalização e autuação o argumento mesmo que evidente não justifica a irregularidade, ficando a critério do órgão fiscalizador a penalidade ou intervenção”, diz um dos e-mails.

Porém a mudança não foi feita, e 10 meninos foram mortos após uma pane elétrica causar um grande incêndio no alojamento do CT Ninho do Urubu, no dia 8 de fevereiro de 2019.

A tragédia completou 20 meses e até o momento nenhuma pessoa foi presa.

Crédito imagem: Yahoo

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.