Em carta oficial nesta sexta-feira (10), a Conmebol se manifestou contrário à realização da Copa do Mundo a cada dois anos, ideia defendida pela atual gestão da FIFA. No sistema atual, competição é disputada a cada quatro anos.
Segundo a entidade sul-americana, a novidade “pode distorcer a competição de futebol mais importante do planeta, rebaixando sua qualidade e prejudicando seu caráter exclusivo e seus atuais padrões exigentes”.
Fora isso, a Conmebol citou o calendário apertado do futebol como um entrave para que a iniciativa seja adotada.
“Uma Copa do Mundo a cada dois anos representaria uma sobrecarga praticamente impossível de administrar no calendário de competições internacionais. Nas condições atuais, já é complexo harmonizar datas, horários, logística, preparação adequada de equipamentos e outros compromissos. A situação seria extremamente difícil com a mudança proposta. Pode até colocar em risco a qualidade de outros torneios, tanto de clubes como nacionais”, completou.
Por fim, a entidade classificou a ideia como “altamente inviável” e reforçou seu “apoio” ao modelo atual.
O comunicado na íntegra está disponível no site oficial da Conmebol.
Crédito imagem: Scaled
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!