Durante a terceira edição do Fórum Global contra o Racismo e a Discriminação, realizado pela Unesco, em São Paulo, na última sexta-feira (01/12), o chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Esporte, Dênis Rodrigues, destacou algumas ações realizadas pelo Governo Federal no combate ao racismo no esporte.
“Apesar da denúncia e da luta do movimento negro, prevaleceu por décadas a propaganda oficial da primeira metade do século XX, de que o Brasil era uma democracia racial. Estamos agora em um momento de virada, de reconhecer que o racismo atravessa nossa experiência civilizatória de ponta a ponta: em todas as instituições, do começo ao fim da vida”, disse Dênis.
Em sua fala, o representante do Ministério do Esporte citou a criação do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo no Esporte com o Ministério da Igualdade Racial e o relatório que apontou medidas institucionais de combate ao racismo no esporte.
“A gente sabe que o racismo – assim como o machismo – gosta de operar nos subterrâneos das relações sociais. O relatório que publicamos vai principalmente em direção dos diagnósticos; dos processos formativos; às necessidades da elaboração de campanhas e cartilhas; da promoção do acesso à justiça comum e desportiva; além de ações junto às torcidas e de pactos com a mídia”, disse.
Outras ações destacadas foi a parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol para a utilização do Disque-Esporte 0800-942-9100 no recebimento de denúncias de racismo e todo tipo de discriminação na área do esporte e lazer.
O Observatório teve início em 2014 com o relato de ocorrências apenas no futebol, mas precisou ampliar o escopo para os outros esportes e casos que envolvam atletas brasileiros e outras formas de preconceito e discriminação como machismo, LGBTQIA+fobia e xenofobia. O seu Relatório Anual é um documento que compõe uma ferramenta valiosa de consulta para pesquisas acadêmicas, imprensa e público em geral.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!