Apesar de estar vivendo conflitos com os clubes que criaram a Superliga Europeia, a Uefa anunciou nesta segunda-feira (19), durante uma reunião de seu Comitê Executivo, o novo formato da Champions League e Europa League, que entrará em vigor a partir da temporada 2024/2025.
As grandes novidades ficaram no aumento de clubes participantes (32 para 36) e o fim dos grupos para uma fase única no início. O sistema é conhecido como ‘modelo suíço’ e funciona da seguinte forma:
– Cada time terá ao menos 10 jogos de liga (cinco em casa e cinco fora) contra 10 adversários diferentes;
– Os oito melhores classificados na fase inicial estarão automaticamente classificados no mata-mata;
– Os times que terminarem entre a 9ª e a 24ª colocação na tabela geral disputarão um playoff;
– Os 16 que sobreviverem disputarão às oitavas de final.
“Este novo formato apoia o estatuto e o futuro do futebol nacional também em toda a Europa. Mantém o princípio de que o desempenho nacional deve ser a chave para a qualificação e reafirma os princípios da solidariedade desde o jogo e da competição aberta”, declarou o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin.
O mesmo sistema será aplicado na Europa League (com oito partidas na fase inicial) e na Europa Conference League (com seis partidas na fase inicial).
A mudança de regra trará, principalmente na Champions League, um aumento do número de partidas disputadas, de 125 para 225, o que consequentemente gera mais dinheiro.
“Esse formato evoluído vai manter vivo o sonho de qualquer time da Europa de participar da Liga dos Campeões graças aos resultados obtidos dentro de campo, e também vai permitir viabilidade a longo prazo, prosperidade e crescimento para todos do futebol europeu, não apenas um pequeno e auto-escolhido cartel”, completou Ceferin.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!