Pesquisar
Close this search box.

Em nova carta, FIFA e Conmebol voltam ameaçar CBF de suspensão

Às vésperas do Natal, a FIFA e a Conmebol enviaram uma nova carta à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) alertando que o processo eleitoral da confederação somente deve acontecer após a visita de uma comissão de ambas, na semana do dia 8 de janeiro. Além disso, as entidades reforçaram a possibilidade de punição à CBF e consequentemente os efeitos dela aos clubes.

De acordo com o ‘UOL Esporte’, há uma ameaça na carta de que, se a CBF realizar eleições sem aval da FIFA e Conmebol, sofrerá processo e eventual suspensão. É citado inclusive que a seleção e os clubes ficariam fora de competições internacionais neste caso.

A carta foi enviada no domingo, 24 de dezembro, por Kenny Jean-Marie, da FIFA e Monserrat Jiménez Granda, da Conmebol. O destinatário é o ex-secretário-geral da CBF, Alcino Reis, que está destituído. Importante ressaltar que ambas entidades não reconhecem a gestão do interventor José Perdiz, presidente licenciado do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que foi nomeado pela Justiça do Rio de Janeiro.

No documento, FIFA e Conmebol dizem que o José Perdiz “está insistindo em realizar eleições em 30 dias úteis” e solicitou à Justiça a nomeação de uma diretoria interina para a CBF. Então, as entidades lembram que os estatutos delas obrigam as federações nacionais a conduzirem seus assuntos sem interferência externa, isto é, da Justiça Comum.

“Como previamente informado para a CBF, a Fifa e a Conmebol vão despachar uma missão conjunta para o Brasil durante a semana do dia 8 de janeiro para encontrar com os respectivos envolvidos e examinar a atual situação e trabalhar juntamente para achar uma solução para o atual estado do tema com respeito a aplicação das regras da CBF e da sua autonomia. A Fifa e a Conmebol gostariam de enfatizar fortemente que, antes que essa missão ocorra, nenhuma decisão afetando a CBF, incluindo qualquer eleições ou marcação de eleição, deve ser tomada. Se isso não for respeitado, a Fifa não terá outra opção mas submeter o assunto para seu relevante órgão de decisões para considerar e decidir, o que pode também incluir uma suspensão”, diz um trecho da carta.

“A esse respeito, para o bem da ordem, nós gostaríamos também de ressaltar que se a CBF eventualmente for suspensa pelo corpo relevante da Fifa, ela iria perder todos os seus direitos como membros com efeito imediato até a suspensão ser levantada pela Fifa. Isso também significaria que o representante da CBF e times de clubes não poderiam mais participar de qualquer competição internacional enquanto ela estiver suspensa. Além disso, nem a CBF nem os seus membros iriam se beneficiar de programas de desenvolvimento, cursos ou treinos com a Fifa e/ou a Conmebol enquanto essa suspensão estiver válida”, acrescentam as federações na carta.

Crédito imagem: CBF/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.