No final de semana que marcou o retorno parcial de torcedores ingleses aos estádios, a torcida do Millwall, time da segunda divisão, chamou a atenção negativamente antes mesmo da bola rolar contra o Derby County, no sábado (5), em partida válida pela 16ª rodada da Championship.
Parte dos dois mil torcedores que compareceram ao jogo vaiou os jogadores das duas equipes antes do apito inicial, quando eles se ajoelharam no gramado, em ato que virou um símbolo no combate ao racismo e discriminação racial principalmente no futebol europeu.
Dias antes da partida, alguns torcedores do Millwall pediram formalmente ao clube para que os jogadores não fizessem o gesto em alusão ao movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) dentro de campo.
Em nota oficial, o Millwall repudiou a atitude de seus torcedores.
“O Millwall Football Club ficou consternado e triste com os acontecimentos que marcaram o jogo de sábado contra o Derby County no The Den. O clube tem trabalhado incansavelmente nos últimos meses para se preparar para o retorno de seus torcedores e o que deveria ter sido uma ocasião positiva e emocionante foi completamente ofuscada, para imensa decepção e tristeza daqueles que contribuíram para esses esforços”, afirmou o clube londrino.
O clube londrino também ressaltou que “não permitirá que seu excelente trabalho seja em vão” e que vão continuar usando “a maior plataforma de que dispõem para apoiar a busca por mudanças, não apenas no futebol, mas na sociedade em geral”.
Os torcedores do Millwall são conhecidos por terem a imagem ligada aos hooligans, torcedores violentos que geraram caos na segurança do futebol inglês.
Crédito imagem: Derby/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!