Pesquisar
Close this search box.

Entrando em campo para dar aula para a ciência

Dois anos atrás eu fui convidado para um novo projeto, onde diversos especialistas teriam espaço para expor de forma acessível aquilo que vinham estudando. Esse projeto se chamaria Lei em Campo, e seria um grande portal especializado em direito desportivo.

Calejado com algumas tentativas frustradas de reunir cientistas para falar para o público em geral, embarquei no projeto, mas achando que acabaria da mesma forma que diversas outras empreitadas do tipo. Cientistas e pesquisadores tem mania de, em geral, falar de forma que apenas aqueles que eles consideram preparados, seus “pares”, entendam.

No entanto, esse projeto contou com um fator fundamental que não estava presente nos demais: Andrei Kampff. Grande profissional e estudioso do Direito Desportivo, também trazia com ele a experiência e a capacidade de outra carreira, enquanto jornalista e comunicador. Pode parecer redundante dizer que o projeto não existiria sem a participação do Andrei, porque isso tudo é “culpa” dele. Mas é sempre importante destacar que esse projeto, fundamental para o desenvolvimento do Direito Desportivo, só cresceu e ganhou corpo porque ele estava capitaneando a iniciativa.

Conseguiu reunir um grupo de grandes especialistas, mestres e doutores, que estavam dispostos a falar para o mundo, não apenas para um seleto grupo de outros pesquisadores. Ajustar a linguagem não foi uma tarefa fácil, e confesso que ainda não é. Mas saber que agora as pessoas que gostam do esporte, mas que muitas vezes tinham dificuldade em entender o motivo de algumas coisas acontecerem, tem um portal de tamanha qualidade à disposição é um grande motivador.

Afinal de contas, fazer ciência é importante, estudar é importante, mas muito desse valor se perde se não conseguimos fazer com que as coisas cheguem ao maior número possível de pessoas. E é exatamente isso que o Lei em Campo vem fazendo, agora com notícias, colunas, sessões, artigos, um canal no YouTube, parceria com importantes canais de televisão e muito mais que ainda está por vir.

O Lei em Campo está fazendo um papel extremamente importante, e que só é possível graças a todos os que estão envolvidos, do lado de cá, estudando e produzindo uma quantidade enorme de textos de alta qualidade, mas também do outro lado, de quem lê, pois é para vocês que fazemos isso. E saibam, ainda estamos aprendendo, com muito esforço, humildade e vontade de contribuir cada vez mais.

Então, se você gostou de um texto, ou mesmo se não gostou, comente e nos ajude a melhorar. Porque quanto maior a interação entre vocês e nós, mais poderemos melhorar e levar até vocês textos melhores e mais agradáveis. Pelo menos quanto à forma, porque o conteúdo, infelizmente, nem sempre depende de nós.

As vezes temos que levar notícias, informações e comentários que não gostaríamos. Casos tristes, acontecimentos que preferiríamos que não tivessem ocorrido. Mas entendemos que, se estudarmos de maneira profunda as causas, podemos contribuir para que não voltem a acontecer. Podemos ajudar a construir um ambiente melhor, tanto dentro quanto fora do esporte.

E é nessa batalha que continuamos trabalhando aqui, para vocês e pelo esporte.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.