Pesquisar
Close this search box.

Entrevista coletiva com técnico da Zâmbia é encerrada após jornalistas perguntarem sobre denúncias de abuso sexual

A entrevista coletiva do técnico da seleção feminina da Zâmbia, Bruce Mwape, foi encerrada antes do previsto pela FIFA depois que jornalistas questionaram as acusações de abuso sexual contra o treinador envolvendo as próprias atletas. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.

Segundo o site, a primeira pergunta sobre o tema foi vetada por um representante da FIFA. Na sequência, Mwape foi questionado se seria bom para a seleção se ele deixasse o cargo.

“Qual ambiente está afetando o time em particular? Sobre o que você está falando? Eu gostaria de saber, porque não há maneira de eu deixar o cargo sem razão. Talvez sua razão seja o que você está lendo na imprensa, mas a verdade irá aparecer”, respondeu o treinador.

“Ele quer dormir com quase todos da equipe”, “elas têm que dizer sim a tudo” e “ele constantemente as faz ver que está acima delas, e não na relação hierárquica de um treinador com suas jogadoras” são alguns dos relatos divulgado pelo jornal ‘The Guardian’ há duas semanas.

A Federação de Zâmbia apresentou as queixas à polícia do país e também à FIFA.

As denúncias apontam que os abusos sexuais ocorrem desde que Mwape assumiu o comando técnico da seleção, em maio de 2018 e que, por muitas vezes, as atletas foram silenciadas com a ameaça de perderem vagas na inédita participação da Copa do Mundo de 2023.

Apesar das denúncias, Mwape foi mantido no cargo e comandou a seleção de Zâmbia na derrota para o Japão por 5 a 0.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.