A gente fala muito na necessidade que o esporte, e o futebol em especial, têm de compliance. Não só como forma de proteção interna da entidade esportiva, como também para adequação legal (olha a lei da SAF) e captação de recursos.
Seria de ótima valia, nesse sentido, a ampla divulgação e leitura, por parte de nossos gestores esportivos, do livro que indicamos nesta semana aqui no Esporte das Letras: “Compliance no futebol”, de Fernando Monfardini.
O autor é advogado capixaba, consultor de compliance, presidente da Comissão de Compliance da OAB/ES e pós-graduado em Compliance, Anticorrupção e Controle da Administração Pública na Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Tem, portanto, ótimas credenciais para explanar sobre tema tão importante. O livro partiu da tese de pós-graduação apresentada por Monfardini.
O livro é dividido em capítulos temáticos, facilitando tanto leitura quanto consulta, e demonstra que temos ainda muitos gaps a serem preenchidos pelas agremiações nacionais, ainda que alguns bons exemplos tenham surgido recentemente.
O livro pode ser encontrado em www.compliancenofutebol.com. Ótima leitura!
Compliance no futebol
Fernando Monfardini
Editora Ofício
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Este conteúdo tem o apoio institucional da Editora D’Placido. Visite o site.