Um assunto que – infelizmente – não sai da pauta das discussões do mundo do esporte: a violência. Reiteradamente nos deparamos com notícias lamentáveis em que pessoas vestidas de torcedores invadem gramados, centro de treinamentos, aeroportos, para intimidar, depredar, ameaçar e agredir personagens do esporte.
Sempre bom lembrar: futebol não é mundo paralelo. O que é crime nas ruas, é crime no ambiente esportivo.
Por isso, é fundamental entender esse movimento que tanto prejuízo traz ao esporte.
A dica da semana do Esporte das Letras traz trabalho de profunda pesquisa do juiz e doutor em Direito Penal Ulisses Augusto Pascolati Junior. A obra “Delito e Torcedor: Esporte, Violência e Direito Penal” é documento importante para entender os entrelaçamentos entre o esporte e o Direito Penal.
O livro traz uma análise do fenômeno da violência praticada por torcedores no âmbito esportivo, especialmente no cenário do futebol e os mecanismos escolhidos pelo legislador para o enfrentamento desta delicada questão que, diuturnamente, é debatida e discutida não apenas nos meios acadêmicos e jornalísticos, mas pela sociedade em geral.
Um livro importantíssimo para entender esse fenômeno lamentável e ainda presente no universo esportivo, o da violência. E. além disso, dos caminhos que se tem para coibir e punir esses atos.
Delito e Torcedor: esporte, violência e direito penal
Ulisses Augusto Pascolati Junior
Editora D’Plácido
410 páginas
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Este conteúdo tem o apoio institucional da Editora D’Placido. Visite o site.