Search
Close this search box.

#esportedasletras: “Chase your shadow” – os julgamentos de Oscar Pistorius

Aqui no Lei em Campo o Andrei Kampff já contou, de forma brilhante como sempre, o caso de Oscar Pistorius, primeiro atleta paralímpico a disputar uma olimpíada em igualdade de condições com atletas considerados normais.

Como contou o Andrei na seção Juri-história,

Em três paralimpíadas, Atenas, Pequim e Londres, ganhou seis medalhas, sendo quatro de ouro. Mas ele precisava de mais. Pistorius quis competir entre os melhores do mundo. Participar também de competições para não deficientes. Ele tinha conseguido os índices exigidos para isso.

Em 2008 a Federação Internacional de Atletismo o proibiu de competir com atletas não amputados, alegando que sua prótese conferia vantagem com relação aos atletas convencionais, ferindo o princípio da igualdade perante a lex sportiva. Para a IAAF, a utilização da prótese violaria a regra da competição nº 144.2 (e), que proíbe o uso de qualquer equipamento que incorpore molas, rodas ou qualquer outro elemento que forneça ao atleta uma vantagem sobre outro.

[…]

Pistorius venceu. No dia 4 de agosto de 2012, em Londres, Inglaterra, se tornou o primeiro atleta paralímpico a disputar uma olimpíada em igualdade de condições com atletas considerados normais, alcançando a classificação para as semifinais dos 400 metros rasos.

No dia 9 de agosto de 2012, juntamente com a equipe de revezamento 4×400 da África do Sul, se classificou para a final da modalidade na Olimpíada de Londres.

Porém, para muitos Pistorius hoje é lembrado somente pelo assassinato de sua namorada, em 2013. Para lembrar esse outro lado de um herói que virou assassino, o livro desta semana é “Chase Your Shadow: The Trials of Oscar Pistorius“. Com acesso direto a Pistorius, o autor retrata a complexa personalidade do velocista apelidado de Blade Runner, um homem cuja heroica ascensão e dramática queda marcou uma das histórias esportivas mais espetaculares já contadas.

Chase your shadow: the trials of Oscar Pistorius
John Carlin
Atlantic Books
400 páginas

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o apoio institucional da Editora D’Placido. Visite o site.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.