A proteção de Direitos Humanos é uma preocupação permanente da sociedade e se tornou também uma pauta urgente em ambiente esportivo. Os tempos atuais exigem de todos não só o papel de respeito ao próximo, mas de combate ao desrespeito. O “Caso George Floyd” traz um importante exemplo de como a sociedade e o esporte podem se comportar diante do absurdo.
Refletindo sobre o episódio e as consequências no ambiente esportivo, nosso colunista Andrei Kampff mergulha no universo da neutralidade esportiva, da liberdade de expressão e da proteção de direitos humanos do esporte. Ele analisa doutrina, jurisprudência, ordenamento público e regras privadas, além de trazer casos práticos, para mostrar como a participação de atletas é importante na proteção de direitos humanos dentro do esporte.
A apresentação do livro foi feita pela ex-ministra do Esporte Ana Moser.
Deixamos aqui as palavras da ex-ministra e ex-atleta olímpica:
A escrita do Andrei Kampff faz lembrar a clássica frase do professor francês Pierre Parlebas, que diz que o esporte não é nem bom, nem ruim, é o que fizermos dele. Basta lembramos que, na relação com o poder e a transformação social, o esporte foi instrumento tanto do nazi-fascismo quanto de movimentos operários que organizavam encontros de cultura e lazer para cultivar consciência de classe.
Em um texto analítico e fluido, Andrei usa fatos históricos e recentes para refletir como atletas, governos, organizações e a justiça desportiva se posicionam quanto à liberdade de expressão, ao racismo, aos direitos das mulheres e à lgbtfobia, entre outras questões dos direitos humanos. Temas que ocupam um espaço inédito no mundo dos esportes na atualidade.
O livro tem uma leitura agradável e relevante, que posiciona o lugar do esporte na construção de um mundo mais justo e democrático para todas as pessoas.
Aproveitem a leitura e as reflexões deixadas nas análises do Kampff.
Um abraço,
Ana Moser, ex- atleta e ex-ministra do Esporte
https://www.almedina.com.br/produto/direitos-humanos-e-esporte-11744
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Este conteúdo tem o apoio institucional da Editora D’Placido. Visite o site.