“Escreva o livro que você quer ler”. Austin Kleon
Muito mais que um guia, a obra contém estratégias efetivas para que entidades esportivas, atletas e empresas patrocinadoras conquistem e retenham parcerias de sucesso no esporte.
Os autores conceituam e analisam marketing esportivo, copatrocínio, patrocínio, parceria, cogestão, licenciamento, franchising, ROI e métricas. A primeira parte do livro, por exemplo, é inédita: traz linhas do tempo, contando a evolução dos patrocínios esportivos desde 1858, quando se tem notícia do primeiro negócio fechado nesse meio.
Capítulos abordam negociação, estratégias de entrada, saída e ativações, bem como um totalmente dedicado ao chamado ‘marketing de emboscada’ (ambush marketing), explicando os principais marcos no Brasil e no mundo e as estratégias para seu combate. Há ainda entrevistas com muitos dos principais gestores esportivos do Brasil e cases de sucesso envolvendo atletas e aspectos determinantes para suas contratações.
Prefácio: Dr. Andreu Camps Povill – Ex-secretário Geral da Real Federación Española de Futbol e Professor titular do INEFC – Catalunha e um dos principais especialistas em Direito Esportivo da Europa: “Este livro será uma referência nacional e mundial no planejamento estratégico do marketing esportivo, e especialmente do patrocínio. Não existe no contexto nacional e internacional, outra obra desta riqueza e completude”.
Apresentação: Ivan Martinho – Presidente da World Surf League (WSL) Latin America: “Os capítulos viajam pelas etapas de um programa de patrocínio bem-sucedido, com exemplos práticos e de fácil absorção”.
Promoção de lançamento: insira o cupom “AUTORES30” em “meu carrinho” e ganhe 30% de desconto no link https://www.almedina.com.br/produto/gestao-estrategica-do-patrocinio-esportivo-12036
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo