Pesquisar
Close this search box.

#esportedasletras traz obra sobre racismo no futebol brasileiro

Inserido no Brasil pelos filhos de sua aristocracia, o futebol, produto importado, objetivava, inicialmente, a propagação de valores de distinção e exaltação de classe pelos praticantes no final do século XIX e início do XX.

Com a também adesão das camadas populares à prática dos pontapés na bola, em pouco tempo, negros e operários passaram a ser discriminados por aqueles que comandavam o esporte. Destaca-se nesse período o enfrentamento promovido pelas equipes cariocas Bangu A.C. e C.R. Vasco da Gama e a paulista A.A. Ponte Preta.

Décadas mais tarde, mesmo com atletas negros incorporados à quase todos os times, o racismo permaneceu. Ele foi, inclusive, utilizado como justificativa à derrota brasileira na Copa de 1950. Hoje, casos de discriminação racial antes, durante e após partidas de futebol se proliferam, enquanto poucos dirigentes, técnicos e presidentes dos clubes brasileiros são negros. De forma explícita ou velada, o microcosmo do futebol acaba sendo um espelho da própria sociedade.

Nesta obra, originalmente pensada como Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação em Direito Desportivo do autor, busca-se a discussão do racismo no futebol do Brasil com enfoque especial ao julgamento da questão pelos tribunais desportivos em recentes casos.

Ampliada, atualizada e revisada, a nova versão, da Cartola Editora, conta com entrevistas do zagueiro Paulão, do Diretor Executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol Marcelo Carvalho, dos advogados Paulo Schmitt e Marcelo Jucá e do jornalista Irlan Simões, prefácio de Marcelo Carvalho, texto da orelha da professora Isabella Trindade e analisa aspectos históricos, legais e sociais do tema.

Além disso, o livro é parceiro do Observatório da Discriminação Racial no Futebol e quem adquirir estará contribuindo com a continuidade dos trabalhos da entidade.

Lançamento dia 9 de setembro às 18h na Bienal do Livro Rio 2023 (Pavilhão Verde – S 28)

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o apoio institucional da Editora D’Placido. Visite o site.

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.