O Everton foi punido com a perda de 10 pontos na classificação do Campeonato Inglês por violar regras financeiras da Premier League durante a temporada 2021/22. A decisão foi anunciada pela Liga nesta sexta-feira (17).
Com a punição da comissão independente, o Everton caiu da 14ª colocação para 19ª, na zona de rebaixamento.
No início deste ano, a Premier League apresentou uma queixa contra o Everton e encaminhou o caso à comissão independente.
“Durante o processo, o clube admitiu que violou as regras de lucratividade e sustentabilidade no período que termina na temporada 2021/22, mas a extensão desta violação permaneceu”, disse a Premier League em comunicado oficial.
“A comissão determinou que os cálculos do Everton para o período relevante resultaram numa perda de 124,5 milhões de libras, conforme alegado pela Premier League, que excedeu o limite de 105 milhões de libras permitido”, acrescentou.
As regras de sustentabilidade da Premier League determinam que os clubes podem perder até 105 milhões de libras em três anos.
Em nota oficial, o Everton classificou a sanção como “totalmente desproporcional e injusta” e prometeu recorrer da decisão.
“O Everton afirma que foi aberto e transparente nas informações que forneceu à Premier League, e que sempre respeitou a integridade do processo”, afirmou. “O clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o processo. Tanto a dureza como a severidade da sanção imposta não são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas”, escreveu o clube.
Crédito imagem: Everton/Divulgação
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!