Pesquisar
Close this search box.

Ex-head coach da NFL processa liga e franquias por práticas de discriminação racial

O ex-head coach do Miami Dolphins, Brian Flores, abriu um processo nesta terça-feira (1) contra a NFL e outros três times (New York Giants, Denver Broncos, e sua ex-franquia) por práticas de discriminação racial. A informação foi revelada pelo site ‘The Playoffs’.

Flores alega que a liga trabalha para impedir a atuação de treinadores negros em cargos de coordenação na franquia. O caso corre no Tribunal Federal de Manhattan, em Nova York.

Entre as acusações, duas delas são baseadas no mau cumprimento da ‘Regra Rooney’, adotada em 2003, que exige que os times entrevistem ao menos dois candidatos de origem minoritária para cargos técnicos, de coordenação e gerência, e que já não atuem nas equipes. As franquias também devem contribuir com a construção de processos seletivos mais inclusivos no esporte e manter registros atualizados.

“Deus me abençoou com um talento especial para ser técnico de futebol americano, mas a necessidade de mudança é maior do que meus objetivos pessoais. Eu compreendo que posso estar arriscando minha carreira como técnico no esporte que amo e que já fez tanto por mim e pela minha família. A minha esperança é que, ao me posicionar contra o racismo sistêmico da NFL, outros se juntarão a mim para garantir que mudanças positivas sejam feitas para as gerações que vierem”, disse Flores.

Para reforça seu argumento, Flores apresenta os seguintes números: há apenas um head coach negro na NFL, quatro coordenadores ofensivos e 11 coordenadores defensivos.

Em comunicado oficial, a NFL disse que mantem as práticas que assegurem a defesa da diversidade dentro da liga.

“A NFL e nossos times estão profundamente empenhados em assegurar práticas de emprego equitativas, e continuam a fazer progressos na oferta de oportunidades igualitárias em todas as nossas organizações. A diversidade é fundamental para tudo o que fazemos, e há poucas questões para as quais nossos times e a nossa equipe de liderança interna dediquem mais tempo. Vamos nos defender contra estas reivindicações, que não têm mérito”.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.