Nesta terça-feira (12), Joanna Maranhão, finalista olímpica nos Jogos de Atenas 2004, se tornou a primeira mulher eleita para o Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasil (COB). A ex-nadadora foi um dos cinco novos membros eleitos pela Assembleia Geral do COB para o órgão de governança da entidade, criado em 2018.
Esse Conselho tem três membros independentes e dois “não-independentes”, que possuem alguma relação com o COB. Por ser ex-atleta, Joanna fará parte do segundo grupo. De acordo com o ‘UOL Esporte’, ela recebeu 43 votos de 51 possíveis e foi eleita junto de Samy Arap Sobrinho, ex-presidente da Confederação Brasileira de Rúgbi, reeleito para o conselho com 31 votos.
Humberto Aparecido Panzetti, Ney de Barros Bello Filho e Guilherme Faria da Silva foram os membros independentes eleitos.
Participaram da Assembleia Geral do COB as 32 confederações brasileiras olímpicas, os 17 membros da Comissão de Atletas e os dois brasileiros membros do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman e Andrew Parsons.
Além das eleições, a Assembleia também aprovou o relatório anual de atividades e prestação de contas do COB.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!