O juiz Francisco de Jorge, da Audiência Nacional da Espanha, anunciou nesta quinta-feira (25) que o ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, será julgado pelo beijo forçado que deu na atacante Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina de 2023.
De acordo com o ‘Estadão’, a decisão do magistrado se deu após análise de provas e evidências do caso. Ele entendeu que há material suficiente contra o ex-dirigente para levá-lo a julgamento.
O juiz não especificou os supostos crimes que serão julgados. Rubiales havia sido denunciado por dois crimes: agressão sexual e coação.
No despacho, o magistrado escreveu que o beijo de Rubiales em Hermoso foi “não consentido e realizado unilateralmente e de forma surpreendente”. A outra denúncia sobre o ex-dirigente se refere a uma suposta tentativa de coagir a atleta a não iniciar uma campanha pública contra ele. A data do julgamento ainda não foi definida.
O juiz também decidiu também que, junto com Rubiales, o ex-técnico da Espanha Jorge Vilda, o diretor esportivo da seleção masculina espanhola Albert Luque e o ex-chefe de marketing da federação Rubén Rivera deveriam ser julgados por supostamente pressionarem Hermoso a defender Rubiales, medida que ela se recusou a tomar.
Uma lei espanhola sobre crimes sexuais, aprovada em 2022, prevê que Rubiales poderá receber uma multa ou até mesmo uma pena de prisão de um a quatro anos se for considerado culpado. A nova lei eliminou a diferença entre “assédio sexual” e “agressão sexual”, aplicando punições a qualquer ato sexual não consentido.
A FIFA baniu Rubiales por três anos, até depois da Copa do Mundo de 2026. A entidade também o considerou inapto para ocupar um cargo de gestão desportiva pelos próximos três anos.
Ainda não foi definida uma data para o julgamento acontecer.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!