Search
Close this search box.

Ex-presidente do Flamengo viaja a Portugal para dar início a estudo sobre futuro do futebol brasileiro

O deputado-federal e ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, esteve em Portugal na última semana e realizou uma série de encontros com representantes e especialistas da indústria esportiva do país. O objetivo da viagem do dirigente, que é presidente da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol, é a produção de um estudo independente sobre o futuro do futebol brasileiro juntamente da SIGA Latin America – líder mundial em integridade no esporte.

Para a produção desse estudo independente, os organizadores estão realizando uma espécie de consulta externa em outros países, com o intuito de elaborar um diagnóstico da situação atual do futebol brasileiro. Esse estudo vai propor um conjunto de reformas estratégicas destinadas a garantir o desenvolvimento sustentável e de longo prazo do setor no País.

Eduardo Bandeira de Mello contou como foi a visita ao país europeu e o trabalho inicial na produção do estudo.

“A missão em Portugal no âmbito da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol Brasileiro em cooperação com a SIGA foi extremamente produtiva. Visitamos associações esportivas, entidades de administração do esporte, sindicatos de treinadores e de atletas, instituições governamentais e consultorias que operam no segmento futebolístico. Essa foi a primeira de uma série de viagens que objetivam subsidiar o estudo que está sendo desenvolvido numa parceria entre a SIGA e nossa Frente Parlamentar. Estamos avançando nos estudos sobre Fair Play Financeiro, integridade do futebol e na promoção de práticas sustentáveis, alinhadas aos princípios ESG (Ambiental, Social e de Governança). A responsabilidade dos clubes, hoje em dia, vai muito além da responsabilidade laboral ou fiscal”, disse.

“O Estudo Independente sobre o Futuro no Brasil está em marcha acelerada e o processo de consulta realizado em Portugal não podia ter corrido melhor. Durante uma semana, reunimos com os principais protagonistas e decisores. Trocamos experiências, compartilhamos conhecimento e debatemos os desafios mais prementes, as melhores práticas e as soluções mais eficazes”, destacou Emanuel Macedo de Medeiros, CEO Global da SIGA e Chairman & CEO da SIGA Latin America.

Durante as conversas, foram abordados temas como: o papel social e a dimensão econômica do futebol; boa governança; integridade, transparência e supervisão financeira; regulamentação e integridade das apostas esportivas; desenvolvimento e proteção de menores no futebol, incluindo a prevenção e o combate ao tráfico, racismo, violência e abusos de atletas.

O estudo produzido pela Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol e a SIGA Laitn America visa envolver todos os interessados e entidades relevantes no futebol brasileiro, incluindo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as federações estaduais e representantes de clubes, jogadores, treinadores, árbitros e torcedores, bem como patrocinadores, emissoras, parceiros comerciais e mídia, além do próprio Governo, Congresso e Senado.

O conceito e o processo de implementação do estudo sobre o futuro do futebol brasileiro deverá ser publicado em março.

Crédito imagem: Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Este conteúdo tem o patrocínio do Rei do Pitaco. Seja um rei, seja o Rei do Pitaco. Acesse: www.reidopitaco.com.br

Rei do Pitaco

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.