O ex-zagueiro da Escócia, Manchester United e Leeds, Gordon McQueen, foi diagnosticado com demência. O caso foi revelado pela própria família do ex-jogador nas redes sociais.
“Como família, sentimos que era importante informar as pessoas, especialmente se a conscientização pode ajudar outras pessoas em situações semelhantes. ”, disseram os familiares.
O jogador de 68 anos, cuja carreira começou no St Mirren, disputou 30 partidas pela seleção da Escócia e conquistou a Premier League pelo Leeds e a FA Cup pelo Manchester United. A família informou que o diagnosticado aconteceu no mês de janeiro.
De acordo com a NHS (Serviço Nacional de Saúde), a demência é uma doença que atinge cerca de 150 mil pessoas no Reino Unido. Nos últimos meses, ex-jogadores da seleção inglesa foram diagnosticados com demência, podendo essa ser uma consequência dos constantes choques de cabeça.
Após a revelação dos casos, a Football Association (FA) começou a fazer estudos independentes para examinar ex-atletas em busca de sinais precoces da doença.
Em dezembro, a FIFA em conjunto com a International Football Association Board (IFAB) decidiu testar, de forma experimental, um novo protocolo de concussão no futebol. Quando houver um choque de cabeça, o jogador em questão será substituído independentemente do número de alterações que já foram feitas.
O principal objetivo da medida é:
– Evitar que um jogador sofra outra concussão durante a partida;
– Enviar uma mensagem de que, em caso de dúvida, o jogador é retirado, mas não há desvantagem numérica ou tática, priorizando o bem-estar do atleta; e
– Reduzir a pressão sobre a equipe médica em realizar uma avaliação rápida e muitas vezes incompleta.
A medida foi adotada depois de um ano de consultas detalhadas com especialistas em concussão médica, médicos de equipes, representantes de jogadores, treinadores, organizadores de competições, arbitragem e especialistas na regra do jogo sobre o tema.
A Premier League foi a primeira grande liga do futebol mundial a adotar o protocolo experimental.
Crédito imagem: Sky Sports
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!