A Federação Alemã de Futebol (DFB) aprovou, nesta quinta-feira (23), um novo regulamento sobre os direitos de participação em jogos de pessoas trans, inter e não binárias. As novas regras preveem que atletas com estado civil “diverso” ou “não identificado” podem decidir se vão atuar pela equipe feminina ou masculina. A informação foi divulgada pelo ‘ge’.
As novas regras, que entrarão em vigor já na próxima temporada, foram incorporadas ao regulamento de jogo da federação. O novo regulamento, inserido nas categorias de base, futebol amador e futsal, será válido para ligas regionais e estaduais.
Antes disso, a definição sobre qual modalidade a pessoa seria encaixada era feita através do gênero apresentado em documentos pessoais, masculino ou feminino. Na Alemanha, o registro civil como “diverso” passou a ser possível a partir de 2018.
“O futebol representa diversidade, e a DFB está comprometida com isso. Ao regular as leis do jogo, estamos criando importantes pré-requisitos para que jogadores com diferentes identidades de gênero possam jogar”, disse Thomas Hitzsperger, embaixador da DFB.
A DFB defende que todas as pessoas possam participar do esporte, e ressalta que “a transmissão de valores através do futebol, como a promoção da diversidade e a prevenção da discriminação, é algo ancorado no estatuto e propósito da entidade”.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo