Responsável por comandar a virada do Manchester United sobre o Southampton neste domingo (29), o atacante Edinson Cavani poderá ser suspenso pelo uso de um termo racista nas redes sociais. A Federação Inglesa (FA) abriu uma investigação para analisar a postagem do uruguaio, na qual ele agradece os elogios de um fã com a expressão “Gracias negrito!”. Poucos minutos depois, o post foi excluído.
Segundo o jornal britânico The Guardian, Cavani pode receber uma suspensão de até três partidas se a federação considerar que o jogador utilizou linguagem discriminatória e racista. Caso a investigação avance, o atacante terá a chance de se defender até o fim da próxima semana.
O caso é parecido com o de Bernardo Silva, do Manchester City, que recebeu um jogo de suspensão na temporada passada após postar uma foto do companheiro de equipe Mendy, o comparando a um desenho de uma marca de chocolate espanhol. A postagem do português foi considerada racista pela FA.
Em 2011, Luis Suárez foi suspenso por oito partidas depois de chamar Evra de “negrito” durante o clássico entre Liverpool e Manchester United. O uruguaio se defendeu dizendo que se trata de um termo carinhoso, mas a federação não entendeu assim.
No último domingo, Cavani foi decisivo na vitória do Manchester United. Após os Red Devils sair perdendo por 2 a 0 para o Southampton, o uruguaio saiu do banco de reservas para dar uma assistência e marcar dois gols, um deles já nos acréscimos da partida, garantindo o triunfo por 3 a 2.
Com o resultado, o Manchester United foi para a sétima colocação da Premier League, chegando a 16 pontos em nove partidas.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!