A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou nesta sexta-feira (17) que vai testar câmeras corporais nos árbitros. A medida já será colocada em prática neste final de semana, em quatro ligas adultas do futebol amador do país, das regiões de Middlesbrough, Liverpool, Worcester e Essex.
Segundo a FA, a utilização dessas câmeras será ampliada para outras três ligas até o final da temporada 2022/23. O objetivo é reduzir o nível de abuso enfrentado pelos árbitros durante as partidas. O teste foi autorizado pela IFAB, órgão regulador do futebol.
Neste primeiro momento, 100 árbitros participarão do teste nos três primeiros meses, durante jogos do futebol amador inglês. Todos eles vão receber apoio, instrução e treinamento adequados para o uso dessas câmeras. As imagens capturadas também serão aceitas como evidência em casos disciplinares, quando requisitadas.
Após o período de teste, a FA vai avaliar o impacto do equipamento no comportamento de todos os envolvidos nessas ligas. Caso considera a iniciativa positiva, a intenção da federação é ampliar o uso das câmeras corporais para outras divisões adultas do futebol amador em 2023/24.
Uma pesquisa divulgada pela BBC nesta semana revelou que 33% dos árbitros do futebol amador inglês tinham sofrido abuso físico por parte de torcedores, jogadores ou técnicos.
Crédito imagem: FA
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo