A Federação Internacional de Judô (IJF, em inglês) suspendeu o judoca sérvio Nemanja Majdov por um período de cinco meses por fazer o sinal da cruz antes de sua luta contra o grego Theodoros Tselidis, pelas oitavas de final na categoria até 90 kg nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A informação foi divulgada pela ‘Folha de S. Paulo’.
O gesto do judoca é vetado pelo Artigo 3º do código de ética da IJF. Durante a suspensão, Majdov não poderá participar de nenhuma competição e nem participar de campos de treinamento.
“A verdade é que, na minha carta de defesa para o processo disciplinar, não queria me desculpar por ter me benzido e, claro, não o fiz, nem nunca o farei, embora não soubesse o quão severa a punição poderia ser”, declarou Majdov em comunicado divulgado na segunda-feira (17), no qual disse ter sido informado sobre a suspensão há cerca de 15 dias.
“O Senhor me deu tudo, tanto pessoalmente quanto para minha carreira, e Ele é o número um para mim, e tenho orgulho disso. E isso não mudará em nenhuma circunstância”, acrescentou o lutador.
Majdov acabou derrotado na disputa contra Tselidis após receber uma punição do árbitro por falta de combatividade. Inconformado com o resultado, o sérvio se recusou a sair o tatame, deixando a área de luta alguns minutos depois bastante irritado.
O judoca de 28 anos foi campeão mundial em 2017, em Budapeste, na Hungria. Em 2023, venceu o campeonato europeu, em Montpellier, na França, e em 2024, ficou com a prata no mundial disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Crédito imagem: IJF
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo