A World Aquatics, Federação Internacional de Natação, informou nesta segunda-feira (15) que os atletas chineses que irão competir nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão submetidos a pelo menos oito testes antidoping antes do evento.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, a equipe chinesa de natação deverá ter 11 atletas que tiveram teste positivo para uma substância proibida em 2021, seis meses antes da Olimpíada de Tóquio. Eles não foram suspensos e conquistaram três medalhas de ouro no Japão.
Uma investigação apoiada pela China, em junho de 2021, apontou uma contaminação em massa por alimentos na cozinha de um hotel. O caso só veio a público há três meses. A Agência Mundial de Antidoping (AMA) foi criticada e alvo de uma investigação federal dos EUA por aceitar a explicação em 2021. Um relatório independente, produzido por um promotor suíço e divulgado semana passada, afirmou que a AMA não favoreceu os nadadores chineses.
A World Aquatics também nomeou um estudo sobre o caso e o relatório de 11 páginas com recomendações foi publicado nesta segunda-feira, 12 dias antes do início das provas de natação em Paris. Detalhou a promessa de mais testes antidoping para alguns países antes das Olimpíadas e especialmente para a China.
Os nadadores chineses que competem em Paris “serão testados pelo ITA pelo menos oito vezes durante o mesmo período”. Essas amostras não seriam coletadas pela agência antidoping chinesa e também não seriam testadas por laboratórios na China.
Crédito imagem: bestswimming
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo