O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) assinou nesta terça-feira (12) um termo de adesão da Federação Mineira de Futebol (FMF) ao projeto Sobre Tons – programa institucional do órgão que busca sensibilizar em relação às pautas raciais por meio de conteúdos informativos e da integração do tema. A informação foi divulgada pelo jornal ‘O Tempo’.
Os últimos dados apresentados pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol revelam que, em 2022, houve um aumento de 47,47% de atos discriminatórios em comparação ao ano de 2021. Segundo a última publicação do relatório anual, 78% das discriminações e preconceitos nos esportes aconteceram no futebol, com o racismo liderando o ranking, com 54% das ocorrências.
Em sua primeira fase, em 2023, o Sobre Tons buscou conscientizar o público interno do MPMG sobre a problemática do racismo, disseminando conteúdos com ideias centrais sobre o tema. Foram produzidas 18 “pílulas informativas”, contemplando assuntos como: a importância de se falar sobre o racismo, o compromisso do MP com o antirracismo, racismo estrutural, racismo religioso, racismo recreativo, cotas raciais, interseccionalidade, entre outros.
Nesta segunda fase, iniciada neste mês, o programa será ampliado para a toda a sociedade por meio de parcerias. A primeira a ser realizada será com FMF. Entre as ações previstas, está a veiculação dos conteúdos antidiscriminatórios, produzidos pelo Sobre Tons, durante eventos desportivos organizados pela Federação, assim como em mídias e redes sociais, buscando engajamento dos clubes, atletas e torcedores.
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!