A poucos dias para o começo da Copa do Mundo do Catar, a Federação Ucraniana de Futebol vai pedir à FIFA que o Irã seja banido da competição. De acordo com a imprensa europeia, os ucranianos o motivo para a o pedido é a guerra da Rússia contra o seu país, acusando os iranianos de terem fechado um acordo para fornecer drones à nação de Vladimir Putin. A informação foi divulgada pelo ‘UOL Esporte’.
O Shakhtar Donetsk, um dos principais clubes da Ucrânia, já havia solicitado na última semana a retirada do Irã do Mundial. A postura da Federação Ucraniana foi adotada nesta segunda-feira (31).
“Levando em consideração informações da imprensa sobre violações sistemáticas de direitos humanos no Irã, que podem violar os princípios e normas dos estatutos da Fifa (…) e o possível envolvimento do Irã na agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, decidimos solicitar à Fifa que considere excluir a seleção nacional iraniana da Copa do Mundo de 2022”, publicou a Federação Ucraniana em nota.
As autoridades iranianas negam o fornecimento de armas a qualquer lado do conflito.
O Irã tem sua estreia na Copa do Mundo do Catar prevista para 21 de novembro, diante da Inglaterra. Os Estados Unidos e o País de Gales são as outras seleções que compõe o Grupo B.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo