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Federações nordestinas fecham acordo com empresa para combater manipulação de resultados

Todas as nove federações de futebol do Nordeste fecharam uma parceria para a implementação de um sistema de prevenção contra a manipulação de resultados. De acordo com o ‘ge’, o acordo realizado com a empresa Sportradar, especializada em soluções tecnológicas para integridade esportiva, prevê a criação de uma plataforma online educacional para os clubes.

A plataforma inclusive já foi disponibilizada para as federações, que poderão encaminhá-la para os clubes. Nela, jogadores e comissões técnicas do futebol de base e profissional desses estados terão acesso a vídeos e treinamentos de temas como:

– O que é manipulação de resultados;

– Como funciona o mercado de apostas;

– As relações com o crime organizado;

– Como atuam manipuladores;

– Quais são as regras no Brasil e na Fifa sobre apostas;

– As consequências para quem comete irregularidades.

O objetivo do acordo é que os times nordestinos que vão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) de 2024 cheguem à competição já com esse treinamento realizado.

O Zumbi, de Alagoas, recebeu propostas de manipulação na última Copinha, segundo a federação de futebol local.

“Fomos alvos recorrentes de grupos que tentaram manipular resultados, da primeira divisão até as competições de base. Não tem muita diferença no Nordeste: quem faz isso em Alagoas depois vai para outro estado. Os problemas são comuns a todos. Os atletas não têm conhecimento algum das consequências disso. Vamos começar por aí, tentando educar, para evitar punições”, disse o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó.

As federações poderão monitorar se os clubes estão fazendo o trabalho direito, ao ter acesso ao progresso dos jogadores na plataforma, ou seja, saber quem está assistindo aos conteúdos disponibilizados. O vídeo educacional tem cerca de 25 minutos de duração.

Os jogadores precisam responder no final do treino a um questionário e depois recebem um certificado.

Crédito imagem: Agência Brasil

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