O Fenerbahce entrou com um processo milionário contra a Federação Turca de Futebol por conta de sua exclusão da Champions League na temporada 2011/2012, em razão do escândalo de manipulação de resultados. Em comunicado oficial, o clube exige da entidade uma indenização de 250 milhões de liras turcas (R$ 157 milhões na cotação atual).
Segundo o comunicado do clube, a quantia é referente aos danos sofridos por não ter disputado a competição continental. Além disso, o Fenerbahce acusa os membros da federação de conspiração, afirmando que os mesmos estão longe do propósito de direitos, lei e justiça.
Em 2011, o Fenerbahce foi punido pela Uefa e pela Federação Turca por conta do suposto envolvimento no caso de manipulação de resultados na Turquia. Após a divulgação do escândalo, o clube foi excluído da Champions League dias antes do início da fase de grupos da competição.
Na época, vários dirigentes do clube foram presos, incluindo o ex-presidente Aziz Yildirim. O ex-dirigente foi condenado a seis anos e três meses de prisão pelo esquema de manipulação, e formação de quadrilha.
Porém, quatro anos depois, o Fenerbahce e seus dirigentes foram absolvidos das acusações, mas o processo foi concluído apenas no final do ano passado, após uma série de recursos na justiça.
A Federação Turca não se manifestou sobre o caso.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!