Search
Close this search box.

FERJ coloca VAR em todos os jogos de grandes no Campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) vai colocar VAR (árbitro de vídeo) para todos os jogos de times grandes contra pequenos no Campeonato Carioca após os erros na partida entre Bangu e Vasco, no último domingo. O árbitro do jogo, Tarcízio Pinheiro Caetano, foi afastado e colocado em processo de reciclagem.

Em nota oficial, divulgada na noite desta segunda-feira, a federação disse que o árbitro Tarcízio Pinheiro Caetano cometeu “falhas flagrantes” e que aguarda a avaliação da empresa ‘Good Game!’, contratada pela FERJ, para complementar a análise da atuação do árbitro.

Após a arbitragem do último final de semana, o Vasco pediu para que o VAR esteja presente em todos os jogos da competição. A federação colocará a ferramenta em todos os jogos de grandes a partir da 6ª rodada, quando for possível operacionalizar o árbitro de vídeo no estádio.

Até então, só havia VAR nos clássicos e a partir da semifinal do Carioca. Com a nova decisão, o VAR será usado em todas as partidas dos quatro grandes: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Confira a nota divulgada pela FERJ:

Sempre de portas abertas para os filiados e defensora da transparência, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, através do Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ), reuniu-se com os representantes do Vasco para análise técnica da atuação do árbitro Tarcizo Caetano no jogo contra o Bangu: Lucio Barbosa (CEO), Nicolas Fraga (gerente jurídico) e Alexandre Mattos (Diretor executivo de Futebol).

Pelo DEAF-RJ, estiveram na reunião o diretor do departamento, Luiz Mairovitch, o coordenador técnico, Jorge Rabello, o gestor da divisão técnica, Cláudio José, e o gestor da divisão de escala, José Carlos Santiago. Presente ainda o vice-presidente Competições, Marcelo Vianna.

Algumas decisões foram adotadas:

– O DEAF-RJ concluiu, em relatório, que o árbitro cometeu flagrantes falhas técnicas e passará pelo Processo de Formação Continuada;

– Sem prescindir da tecnologia, a FERJ aguarda relatório da Good Game! para complementar a análise da atuação do árbitro; e

– A partir da sexta rodada da Taça Guanabara, os jogos de clubes grandes x formadores terão auxílio, sempre que for possível operacionalizar, do Árbitro de Vídeo. Vale lembrar que, apesar do uso da ferramenta em clássicos, semifinais e finais aprovada, por unanimidade, em Conselho Arbitral, a FERJ entende ser necessário ampliar o uso do VAR.

Crédito imagem: FERJ/Divulgação

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo – Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.