A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu, neste sábado (14), desclassificar o piloto russo Artem Severiukhin por conta das saudações nazistas feitas no pódio de uma etapa do Campeonato Europeu de kart. A informação foi divulgada pelo ‘UOL Esporte’.
“Depois de ouvir o participante e o motorista e verificar as evidências em vídeo, e mesmo que o motorista tenha expressado seu profundo arrependimento por seu gesto inadequado durante a cerimônia do pódio, os comissários consideram esse tipo de comportamento inaceitável e fortemente repreensível e contra todas as normas regulamentadoras do automobilismo”, diz o comunicado oficial da entidade.
Segundo a FIA, o piloto violou cinco cláusulas do Código Esportivo Internacional, incluindo o que proíbe “incitação do público à violência ou ao ódio”.
O jovem de 15 anos, que teve seu contrato rescindido poucos dias após o episódio, também perdeu sua licença de piloto e agora está suspenso de todas competições organizadas pela FIA.
Crédito imagem: Reprodução
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo
Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!