Em nota divulgada neste sábado, 26 de novembro, a FIFA informou que abriu uma investigação sobre a bandeira supostamente colocada pela seleção da Sérvia no vestiário do estádio Lusail para o jogo contra o Brasil, na última quinta-feira.
“O Comitê Disciplinar da Fifa abriu procedimentos contra a Associação de Futebol da Sérvia devido a uma bandeira exibida no vestiário na ocasião do jogo Brasil x Sérvia, realizado em 24 de novembro. Os procedimentos foram abertos com base no artigo 11 do Código Disciplinar da Fifa e no artigo 4 do regulamento para a Copa do Mundo 2022”, diz a nota da entidade máxima do futebol.
Na foto vazada, uma bandeira com o mapa do Kosovo coberto pela inscrição da bandeira sérvia e as palavras “sem rendição” escritas em albanês está hasteada no vestiário.
Apesar de, oficialmente, compor o território sérvio, a região do Kosovo gera polêmicas há mais de 30 anos, desde o período da antiga Iugoslávia.
Apesar de não ser reconhecido internacionalmente como um país, Kosovo joga separadamente tanto em competições FIFA como em competições do Comitê Olímpico Internacional (COI). Isso acontece porque ambos os órgãos reconhecem as federações esportivas dos países e territórios, não seus governos oficiais.
Crédito imagem: Reprodução/Twitter
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo