Search
Close this search box.

Fifa anuncia novas regras para empréstimo internacional de jogadores

A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (20), que haverá a implementação de novos regulamentos relativos a empréstimos de jogadores no futebol internacional a partir de 1º de julho deste ano. As mudanças ainda precisam ser aprovadas pelo Conselho da entidade máxima do futebol na próxima reunião.

De acordo com a Fifa, as novas regras eram para ser introduzidas em 2020, mas acabaram sofrendo adiamento por conta dos impactos causados pela pandemia de Covid-19 no mundo, e consequentemente, no futebol.

Ainda segundo a entidade, as novas regras são amparadas pelos seguintes objetivos: desenvolver jovens jogadores, promover o equilíbrio competitivo e evitar o acúmulo de jogadores em um único clube.

As principais mudanças do novo regulamento são:

– Exigência de um acordo escrito que defina os termos do empréstimo, nomeadamente a sua duração e condições financeiras;

– Uma duração mínima do empréstimo, sendo o intervalo entre dois períodos de registro, e uma duração máxima de empréstimo, sendo um ano;

– A proibição de subempréstimo de um jogador profissional que já está emprestado a um terceiro clube;

– Uma limitação no número de empréstimos por temporada entre os mesmos clubes: durante a temporada, um clube só pode ter até três profissionais emprestados a/de um único clube;

– Uma limitação no número total de empréstimos de um clube por temporada. Para garantir que isso seja introduzido, haverá um período de transição que ocorrerá da seguinte forma:

De 1 de julho de 2022 a 30 de julho de 2023, um clube pode ter no máximo oito atletas profissionais emprestados e oito cedidos por empréstimo durante uma temporada.

De 1 de julho de 2023 a 30 de junho de 2024, aplica-se o mesmo formato, porém com um máximo de sete jogadores.

A partir de 1º de julho de 2024, aplica-se o mesmo formato, porém com um máximo de seis jogadores.

A Fifa ressalta ainda que ficarão isentos dessas limitações apenas os jogadores de 21 anos ou menos e aqueles que forem formados no clube.

Por fim, a Fifa reforça que “as federações-membro terão três anos para implementar regras para um sistema de empréstimos que esteja alinhado com os princípios estabelecidos em nível internacional”.

Crédito imagem: Getty Images

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Nossa seleção de especialistas prepara você para o mercado de trabalho: pós-graduação CERS/Lei em Campo de Direito Desportivo. Inscreva-se!

Compartilhe

Você pode gostar

Assine nossa newsletter

Toda sexta você receberá no seu e-mail os destaques da semana e as novidades do mundo do direito esportivo.