Nesta sexta-feira (16), o presidente da FIFA Gianni Infantino anunciou a criação de um novo Mundial de Clube, que passará a ser disputado a cada quatro anos, com 32 times, a partir de 2025. A decisão foi tomada pelo Conselho da FIFA.
“O novo mundial será em 2025 e terá 32 times. Será como a Copa do Mundo das seleções”, disse o dirigente, em entrevista coletiva em Doha, no Qatar.
A UEFA e os clubes europeus resistem a esse tipo de competição por conta da concorrência com a Champions League. Anteriormente, a entidade máxima do futebol já havia feito um projeto de um Mundial com 24 equipes, mas teve de recuar por conta da pandemia de Covid-19. No entanto, Infantino afirmou que o projeto não voltará para trás dessa vez:
“Sei que o que decidimos é que haverá o Mundial de 32 times, a ser disputado de quatro em quatro anos. Será disputado no verão, no período que antes era da Copa de Confederações. Será um pouco mais longo. Mas terá os melhores times do mundo”, disse o presidente da FIFA.
A FIFA não anunciou o local da primeira edição do novo Mundial de Clubes com 32 times, porém, a tendência é de que ele seja realizado na América do Norte, como forma preparatória para a Copa do Mundo de 2026.
Por fim, Infantino revelou ainda a criação de um Mundial de Clubes feminino. Ainda não foram definidos o formato, data e número de participantes.
Crédito imagem: Getty Images
Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo